O Progresso
Prefácio
O Progresso constitui-se em um dos discursos do grande filósofo espírita Léon Denis, que foi publicado em Tours, no ano de 1880. A conversão desse discurso em obra literária foi feita pelo autor devido à sua grande receptividade junto aos seus admiradores, conforme ele próprio declara, na introdução desta obra.
Façamos um pouco de história. Denis foi orador brilhante e os anos dedicados à divulgação oral o consagraram como excelente conferencista. Uma particularidade de sua oratória é que ele escrevia e lia os seus discursos. Tal particularidade dava-lhe material permanente para falar e, ao mesmo tempo, permitiu que chegasse até nós algo daquele período brilhante, sem dúvida alguma, do nosso querido mestre.
Diz-nos Henry Regnault, em A Morte não Existe, que o célebre livro O Porquê da Vida foi publicado, inicialmente, como base para um sem-número de palestras em torno do assunto.
Em O Progresso Denis nos mostra toda a sua face elevada e liberal. Ele foi capaz de analisar, ao mesmo tempo, com grandeza d’alma, o progresso político, o social, o religioso e o progresso na imortalidade.
Tais estudos nos demonstram o quanto temos ainda a aprender. A maneira distinta, serena e coerente do autor diz-nos muito bem como ele dirigia o seu pensamento para a nobre causa do Espiritismo, do qual se consagrou um verdadeiro apóstolo.
Enfim, cabe-nos destacar que este discurso, apesar de publicado em 1880, conserva o seu conteúdo atual, nobre, dirigido a tantos quantos queiram estudar e trabalhar suas idéias, segundo a Doutrina Espírita.
Tomamos conhecimento deste livro através de uma publicação da Biblioteca Nacional do Brasil, que falava da existência do mesmo na Biblioteca Nacional de França.
A cópia do original nos chegou às mãos graças ao desvelo de amigos brasileiros residentes na França.
Que todos tenham uma boa leitura.
Altivo Carissimi Pamphiro.
Extraído do livro O Progresso. Autor Léon Dennis. CELD
Comentários
Postar um comentário
Por favor, seja respeitoso. Obrigado